Periodontia (Tratamento de Gengiva) - Adachi Odontologia
295

Periodontia (Tratamento de Gengiva)

Periodontia é a área da Odontologia responsável pelo tratamento e prevenção das patologias que ocorrem nas estruturas ao redor dos dentes, são elas: gengiva, osso de suporte e ligamento periodontal.

Popularmente conhecida como tratamento de gengiva, essa especialidade odontológica ainda é, nos dias de hoje, cercada de falta de informação e não tem a merecida atenção que deveria ser dedicada à este problema de saúde pública.

Curiosidade!
Você sabia que um estudo conduzido em 2009-2010 estimou que quase metade da população inteira dos Estados Unidos tem problemas periodontais em algum nível?

Apesar de existir uma gama de procedimentos, as condições patológicas mais comuns que a Periodontia trata são: a Gengivite e a Doença Periodontal ou Periodontite.

A Gengivite é a inflamação restrita às gengivas e é caracterizada pelo avermelhamento, inchaço e sangramento ativo da mesma. Já a Doença Periodontal ou Periodontite é a evolução da gengivite, caracterizada por uma infecção acompanhada de inflamação, causando destruição principalmente do osso de suporte e ligamento periodontal, podendo levar à perda de dentes. Tanto na Gengivite como na Periodontite, o sinal mais comum para identificação é o sangramento gengival

Os efeitos da Doença Periodontal hoje em dia são muito estudados e é conhecido que, além das sequelas irreversíveis deixadas na estruturas bucais, existe um correlação muito estreita com problemas cardíacos como a Endocardite Bacteriana ou no controle da Diabetes.

Condição fundamental para que os problemas periodontais ocorram é a presença do Biofilme Bacteriano (conhecido anteriormente por Placa Bacteriana), sendo que a função do Cirurgião Dentista é de extrema importância, não só para prevenção e tratamento, mas principalmente orientar e monitorar a higienização e saúde bucal do paciente.

A ADACHI ODONTOLOGIA tem mais de 10 anos de experiência no tratamento de doenças periodontais, oferecendo um tratamento sério e eficaz, de acordo com o tamanho que esse problema representa. Sempre prezando pela saúde bucal do paciente, o objetivo principal da ADACHI ODONTOLOGIA é a atuação na prevenção, evitando danos e sequelas maiores.

Agende já sua avaliação

WhatsApp Falar via WhatsApp